quinta-feira, janeiro 17, 2008

Iniciativa

(Capa da publicação de promoção turística da Comissão de Iniciativa)

Como os habitantes da famosa aldeia gaulesa, só tememos que o céu nos caia em cima. Mas, a verdade é que ele parece que vai mesmo cair. As alterações que estão a sofrer os diversos serviços, a que receamos se vá juntar o encerramento do Tribunal, não podem deixar de ter consequências no já limitado movimento da vila e na facturação do seu comércio.

No entanto, estes momentos, quando bem aproveitados, podem ser o toque a reunir que consegue juntar esforços e estimular a criatividade. As lições do passado podem ser uma ajuda.

Há oitenta anos atrás, Vouzela viveu momentos muito parecidos com os de hoje. Na altura, o choque foi provocado pela extinção da Comarca (1927). Todavia, os registos mostram que se viveram, a partir daí, momentos fervilhantes de iniciativa que acabaram por edificar muitos dos pilares dos nossos melhores momentos.

Em Novembro de 1928, “uma representação da grande maioria dos habitantes” da vila, pediram à Câmara que se avançasse para a “iluminação pública (...) por electricidade” e para “o fornecimento de energia aos particulares para o mesmo fim”. A concessão do serviço acabou por ser entregue à Sociedade Luzitana de Electricidade AEG-Lisboa, que também ficou com a responsabilidade de construir a rede.

Na mesma altura, foi decidido pedir a classificação da vila como “estância de turismo”, o que levou à criação da Comissão de Iniciativa. Ora, foi esta Comissão que idealizou e promoveu vários dos melhoramentos, como a florestação e organização do Monte Castelo, um esboço de Plano de Urbanização- “elaborado pelo distinto estudante de engenharia Exmo. Snr. João Corrêa de Magalhães Figueiredo (...)”- e a publicação de um dos mais bem feitos folhetos de promoção turística que por estas bandas se fizeram. Intitulava-se “Vouzela- Antiga Capital de Lafões e seus Arredores” e contou com a colaboração do poeta António Correia de Oliveira.

Consta que as iniciativas dessa Comissão conseguiram juntar esforços de homens de áreas políticas opostas. A ditadura tinha sido instaurada em 28 de Maio de 1926 e as feridas estavam bem abertas. No entanto, nomes da vereação dos últimos anos da República aparecem ligados à Comissão de Iniciativa.

Talvez o exemplo seja de aproveitar. Numa altura em que o céu parece ir cair sobre as nossas cabeças e as ideias não abundam, conseguir a colaboração de quem tem a memória mais larga e os horizontes mais amplos, pode ser a ajuda necessária para mudar de rumo. Essas pessoas existem. Haja a humildade e a inteligência de as mobilizar. Haja iniciativa.
___________

Nota: Todas as citações foram retiradas da obra Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma, Vouzela, 2001.

1 comentário:

CP disse...

Fantástico.
Onde é que arranjo um panfleto destes?