quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Quando o Zé do Telhado subiu ao Monte Castelo- histórias de uma casa


Quem chega ao largo do chafariz do Monte Castelo e olha em frente, vê uma casa de pedra, meio encoberta pela mata de um verde tão intenso que ali se julga ser a porta que dá acesso ao mundo da lenda. Há quem jure ser aí que, nas manhãs frias de Inverno, quando os escassos raios de sol filtrados pela neblina, reflectem nas gotas de orvalho depositadas na folhagem, se juntam faunos e moiras encantadas, chorando amores perdidos e escarnecendo da cobiça dos homens.

(...) a porta que dá acesso ao mundo da lenda.

Rezam as crónicas que essa casa foi mandada construir por um tal D. Vasco de Almeida que, após se ter refugiado em França na sequência da contenda de Alfarrobeira, decidiu vir para estas paragens a convite de seu primo, D. Duarte de Almeida. Diz-se que durante a viagem viu morrer sua mulher, D. Isabel de Castro, acontecimento que o terá decidido a privar-se do convívio dos homens, refugiando-se no nosso Monte do Castelo onde edificou a capela e, um pouco mais abaixo, a tal residência. Tudo se terá passado entre meados do século XV e princípios do século XVI.

Entrando no terreno mais firme da história recente, sabe-se que o edifício nem sempre teve o tratamento que merecia e o espaço envolvente aconselhava. No entanto, de acordo com aquela espécie de fatalidade que permite aos de fora verem melhor o que está à frente dos nossos olhos, viveu um momento de glória ao ser escolhido para habitação do famoso Zé do Telhado, no filme realizado por Armando do Carmo Miranda. Estava-se nos anos 40 (o filme estreou-se no Coliseu do Porto a 15 de Dezembro de 1945) e o papel principal foi entregue a Virgílio Teixeira.

Por entre quadrilheiros e outros figurantes, vários vouzelenses participaram nas filmagens que aqui recordamos a partir do blogue do cinéfilo Paulo Borges. Esta ligação (clicar aqui) orienta para a cena onde melhor se vê a casa do Castelo, mas muito mais pode ser apreciado a partir da coluna da esquerda e do motor de busca de “Os anos de ouro do cinema Português”.

Sem comentários: