quinta-feira, maio 31, 2012

As boas notícias são para serem dadas

O "ranking" publicado pelo "Correio da Manhã" e contestado pelo vereador Luís Alcides (clique na imagem para ampliar)

Em comentário a um destaque por nós feito no "Facebook", sobre a dívida da autarquia de Vouzela, o vereador Luís Alcides contestou o "ranking" publicado pelo "Correio da Manhã" e garantiu que "Vouzela não vai recorrer ao montante disponibilizado pelo governo (...) para pagamento das dívidas de curto prazo", não havendo, por isso, "qualquer tipo de alteração nos impostos municipais". Aqui fica, na íntegra, o comentário do vereador da Câmara Municipal de Vouzela, tal como foi publicado:
Este ranking só pode estar errado,onde estão os grandes municipios como lisboa e v.n.gaia com centenas de milhoes de euros de divida,estamos a confundir dividas de curto prazo com dividas de médio e longo prazo e certamente rácios entre o endidamento e receitas.O que temos a certeza é que vouzela está numa recuperação extraordinária e não vai recorrer ao montante disponibilizado pelo governo de 1.000 ME para pagamento de dividas de curto prazo a mais de 90 dias PORQUE NÃO AS TEM,somos sim dos únicos municipios do País nestas condições.Portanto não teremos qualquer tipo de alteração nos impostos municipais.

2 comentários:

Fausto Carvalho disse...

Reconheço que estou longe de ser um especialista em finanças da coisa pública, e pelos vistos os economistas também não, mas sei distinguir dívida de crédito. Por isso, vejo nas palavras do vereador um mero exercício de retórica política e de tecnicismos de contabilidade. A dívida existe.É real.Seja ela de curto ou de médio ou longo prazo.É bom recordar que a Câmara teve de recorrer ao estabelecimento de um contrato de saneamento financeiro de 7 milhões de euros... No caso da dívida a médio e longo prazo, para pagar o montante aos bancos ou se opera um milagre, ou aparecerá por estas bandas um mago das finanças que tanta falta faz à República Portuguesa. Ora, não me parece que nenhuma das situações se efetive. De facto é curioso a lista não contemplar autarquias de grande dimensão e de grandes dívidas… Todavia, podemos bem com o problema dos outros!

Zé Bonito disse...

Aquando do empréstimo por parte da Câmara, foi aqui dito pelo presidente que não seria vendido património municipal (ver nos comentários: http://pasteldevouzela.blogspot.pt/2007/11/dvidas-quanto-obrigas_19.html). Entretanto, só não foram vendidos os edifícios das escolas primárias que... não tiveram procura. Desta vez, o vereador Luís Alcides diz que não haverá alteração aos impostos municipais. Registemos...